domingo, 24 de março de 2013

Dúvida sobre AIDS tem resposta nas redes sociais



Dúvidas sobre HIV, AIDS, outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) e hepatites virais têm agora um canal oficial para esclarecimento. Ou melhor, vários canais. No Facebook, Twitter, Instagram, Google+, YouTube ou em outras redes sociais online, internautas têm acesso a informações sobre o que são DST, HIV, AIDS e hepatites, como preveni-las, onde fazer o exame para diagnóstico ou quando iniciar o tratamento. Os perfis estão vinculados à página do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (D-DST/AIDS/HV) do Ministério da Saúde (MS).

O objetivo é ampliar o acesso à informação, aproximando o MS de 55 milhões de usuários das redes sociais online no Brasil. Segundo o MS, as novas páginas “permitirão identificar as principais demandas por informação das populações em situação de maior vulnerabilidade”.

Desde dezembro não tenho respondido mais às perguntas aqui no blog. Foi em abril de 2008 que, vendo como internautas chegavam aqui que fiz um post e respondi pelo menos a uma centena de dúvidas sobre HIV/AIDS. Ultimamente não tenho me sentido capaz de responder seja porque a dúvida é muito específica ou porque a resposta seja a mesma: faça o teste.

O conteúdo dos novos perfis é formado por imagens, vídeos, textos e notícias sobre AIDS. A estratégia do D-DST/AIDS/HV do MS, que pretende fazer “do acesso à informação uma importante ferramenta da Saúde”, precisa se despojar um pouco para acessar a população mais vulnerável.

3 comentários:

IS disse...

iniciativa que deve ser divulgada ao máximo. Parabéns!

Unknown disse...

Prisisamos de mais informacaos. Compartilha!!!

Mariam disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.