quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sobrinho de Kennedy escreve manual sobre a hepatite C

“C sua vida Mudasse” é o título do livro no qual Christopher Kennedy Lawford, sobrinho do ex-presidente J. F. Kennedy, com a colaboração da médica Diana Sylvestre, em forma de bate-papo, as experiências, as lutas e os êxitos que compartilharam juntos no combate à hepatite C.

Não se trata apenas de um depoimento testemunhal sobre a batalha contra o estigma social, a falta de informação, o medo e as frustrações que os portadores do HCV (sigla de vírus da hepatite C, em inglês) enfrentam, mas de um manual sobre a doença – com a perspectiva do médico e do paciente – que tem informações sobre o que é hepatite C, o que a doença causa, o que esperar durante o tratamento, como se comunicar com seu médico, as maneiras de conseguir apoio, entre outras.

Um exemplo de uma relação médico e paciente “azeitada” que a obra nos apresenta “nos faz repensar essa relação com instrumento motivador para o médico e renovador para o paciente”. O livro é um instrumento encorajador que mostra a importância de encarar o diagnóstico e o tratamento de frente e que é possível superar – se curar – sem se entregar à doença.

“C sua vida Mudasse” (2009) é vendido nas livrarias por R$ 29 (preço sugerido pelo editor).

Por Bianca V. Reis: jornalista, especialista em Comunicação e Saúde e mestranda em Informação e Comunicação em Saúde no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz

Um comentário:

Ana Flor disse...

Realmente, o livro suscita muitas reflexões. Além disso, é de ótima leitura: devorei-o.