quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Camisinha invade carnaval de São Paulo

As camisinhas vão invadir o carnaval 2009 de São Paulo. Estreou na última segunda-feira (09) na Rede São Paulo Saudável – serviços de saúde da cidade que possuem aparelhos de TV –, dois novos vídeos sobre prevenção da infecção pelo vírus HIV no carnaval. Os spots, com menos de um minuto cada um, também são vistos pelos milhões de pessoas que utilizam os ônibus municipais.

Em uma das peças, a mulata Camila Silva, rainha do carnaval paulistano de 2009, explica a telespectadores a importância do uso do preservativo para proteção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Apesar da mensagem clara, com legendas, a entonação e a pontuação da mulata deixa muito a desejar. Mas o recado é transmitido. Felizmente, a população que deve assistir ao vídeo não deve ter as mesmas exigências que as minhas.


Mas o melhor spot é protagonizado pelo Thobias, presidente da Vai-Vai, escola de samba que, se não me engano, tem o maior número de títulos do carnaval paulistano. Assim como a agremiação, Thobias é uma das personalidades mais respeitadas e tradicionais do carnaval de São Paulo. No vídeo, ele canta um trecho do samba-enredo da escola misturado a uma nova estrofe feita especialmente para a peça de prevenção.


O mais interessante é que os protagonistas dos spots não foram escolhidos do nada. Neste ano, a Vai-Vai levará ao sambódromo paulistano enredo sobre a saúde mundial. Para quem não vai à avenida, como eu, a Rede Globo transmitirá os desfiles do carnaval de São Paulo na sexta-feira (20) e no sábado (21), depois de “Caminho das Índias”.

Está programada para esta sexta-feira (13), o lançamento, no Rio de Janeiro, da campanha de carnaval 2009 do Programa Nacional de DST/AIDS, que depois do “Clube dos Enta”, terá o “Bloco da Mulher Madura” como tema. Assim que eu tiver acesso, farei, como de costume, meus comentários. Estamos no aguardo.

Nenhum comentário: